sábado, 16 de dezembro de 2006

Chanukah - Festa das Luzes - CHAG CHANUKAH SAMEACH!


Significado

Literalmente, "Inauguração".A festa recebeu este nome em comemoração ao fato histórico de que os macabeus "chanu" (descansaram) das batalhas no "cá" (25º dia) de Kislêv.

Quando comemora-se
Em 25 de Kislêv. Neste ano (2006), a primeira vela é acesa no dia 15 de dezembro, antes das velas de Shabat.

Duração
8 dias.

Por que comemora-se
Antiocus, rei da Síria, governou a Terra de Israel depois da morte de Alexandre, o Grande. Pressionou os judeus a aceitarem a cultura greco-helenista, proibindo o cumprimento das mitsvot (preceitos) da Torá e forçando a prática da idolatria pagã. Antiocus foi apoiado por milhares de soldados de seu exército. Em 165 AEC, os Macabeus, corajosos lutadores oriundos de uma família de muita fé, os Chashmonaim, apesar do antagonismo esmagador, saíram vitoriosos de uma batalha travada contra o inimigo. O Templo Sagrado, violado pelos rituais greco-pagãos, foi novamente purificado e consagrado e a Menorá (candelabro) reacesa com o azeite puro de oliva, descoberto no Templo.
A quantidade encontrada era suficiente para apenas um dia, mas milagrosamente durou 8 dias, até que um novo óleo puro pudesse ser produzido e trazido ao Templo.
Em lembrança destes milagres comemoramos Chanucá durante oito dias.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

A força de Chanukah vem de muito antes.

No dia 25 de Kislêv (data hebraica deste shabat), no ano de 2449 (1312 AEC), foi completada a construção de vários componentes do Mishkan – o mini-Templo, construído sob a liderança de Moisés, pelos Filhos de Israel no deserto do Sinai. Nossos Sábios ensinam que D’us recompensou o povo judeu por esse feito: 12 séculos mais tarde, após a vitória sobre os gregos, os Macabeus re-dedicaram o Templo Sagrado no dia 25 de Kislêv (ano 3622). De fato, esta data é o primeiro dia de Chanukah.

terça-feira, 12 de dezembro de 2006

Um passo por vez.

Rabi Yisrael Zalman de Charchov, um discípulo de Rabi Avraham de Slonim, certa vez reclamou com Rabi Avraham:"Rebe, trabalhei tanto durante toda minha vida para fazer teshuvá (arrependimento), e mesmo assim não consigo notar a menor alteração em meu caráter. Que posso fazer?"Rabi Avraham replicou: "Imagine um homem que está preso no barro até os tornozelos. A cada passo que dá, afunda novamente no barro. Talvez pense que não está conseguindo nada com estes passos, mas a verdade é que cada passo o aproxima mais da terra seca."

O que quer dizer Halachah?

A palavra hebraica “Halachah” é derivada do verbo “lalech”, que significa ‘ir’. Halachah é o código de lei judaica e contém “o caminho que deve ser seguido” na vida. Uma decisão que seja conforme com a Halachah quer dizer que está de acordo com as leis e diretrizes da Torah.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Pais de Moises

Moisés foi o maior profeta de todos os tempos. Sua grandeza é reconhecida não apenas pelo judaísmo, mas por outras religiões também. Seus irmãos Aaron e Miriam são figuras bíblicas bastante conhecidas. Mas como se chamavam os pais deles? Amram, o pai, e Yocheved, a mãe.

domingo, 10 de dezembro de 2006

kotel UMA VISAO DO MUNDO JUDAICO

sábado, 9 de dezembro de 2006

Como o judaísmo encara as mulheres?

No judaísmo as mulheres são vistas como diferentes dos homens, mas iguais em importância e não - como muitos supõem - inferiores. As obrigações das mulheres e suas responsabilidades são diferentes daquelas dos homens, mas isto não significa que são menos importantes. A igualdade entre homens e mulheres se inicia no mais alto nível possível: em D’us. De acordo com judaísmo, as mulheres são dotadas com um grau maior de “binah” (intuição, compreensão, inteligência) que os homens. Desde os tempos bíblicos mulheres eram altamente respeitadas entre os Filhos de Israel, suas opiniões ouvidas e, em vários casos, foram líderes entre seu povo. Miriam é considerada uma profetisa e um dos libertadores dos Filhos de Israel junto com seus dois irmãos - Moisés e Aaron. Deborah foi uma dos Juízes de Israel. E 7 entre os 55 profetas da Torá eram mulheres.

Chazak Amenu

quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

Quem é? Místico...

místico1
[Do grego mystikós, pelo lat. mysticu.]
Adj.
1. Misterioso e espiritualmente alegórico ou figurado:
2. Referente à vida espiritual e contemplativa:
3. Devoto, religioso, contemplativo, piedoso.
4. Que lembra a vida ou ambiente místico (3)
S. m.
5. Aquele que, mediante a contemplação espiritual, procura atingir o estado de entendimento com a divindade.

místico2
[De misto + -ico2.]
Adj. P. us.
1. Misto (1).
2. Contíguo, anexo.

místico3
Adj. Gír.
1. Muito bom; excelente, perfeito.

sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

Recomeço

Depois de algum tempo, volto a editar meu blog.
Apaguei todo o passado.

Bem vindos!!!
Baruch Haba!!!!