domingo, 24 de junho de 2007

Shabbes Kodesh

sexta-feira, 22 de junho de 2007

TEHILIM / SALMOS

Não foi como famoso guerreiro ou rei poderoso que David conquistou o eterno amor de nosso povo e mesmo o de todos os povos do mundo, mas sim como o autor do Tehilim, o Livro dos Salmos, a mais doce poesia de Israel.

Os salmos são hinos de louvor a D'us. Falam da grandeza de D'us, Sua bondade, de Seu poder e de Sua justiça. David abre seu coração nesses salmos e confessa sua mais sincera e pura confiança apenas em D'us. Muitos dos salmos são preces e súplicas a D'us, que o rei David orava em momentos de dificuldade. Alguns contêm bons conselhos, indicando o caminho da verdadeira felicidade através da virtude e do cumprimento dos mandamentos de D'us. Deste modo, eles refletem todos os incidentes que podem ocorrer na vida, tanto ao indivíduo quanto a nação judaica.

O Livro dos Salmos está dividido em cinco partes, paralelas aos cinco livros de Moshê, e ainda subdividido em sete partes, uma para cada dia da semana, e ainda em 30 divisões, para cada dia do mês. Muitos judeus costumam dizer uma porção dos salmos a cada dia após as orações matinais, completando assim toda a seqüência no decorrer de uma semana, ou de um mês. Há também uma tradição de recitar diariamente o capítulo que corresponde a idade que a pessoa irá completar.

ALGUNS DOS MEUS TEHILIM(SALMOS) PREFERIDOS

A lei do ETERNO é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do ETERNO é fiel, e dá sabedoria aos símplices. Salmos 19:7

A boca do justo fala a sabedoria; a sua língua
fala do juízo. Salmos 37:30

A minha boca falará de sabedoria, e a meditação do meu coração será de entendimento. Salmos 49:3

Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria. Salmos 51:6

O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre. Salmos 111:10