sexta-feira, 31 de agosto de 2007

O zelo pelo nome de D´us

Não tomarás o nome do Senhor teu D´us em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão. Ex. 20:7

Este tema, acredito eu, ser de uma importância relevante, pois se trata do cuidado especial que devemos ter com o nome de D´us.

- Outro dia estávamos alguns amigos e eu andando pela rua e no caminho vimos uma lanchonete comum como as outras a não ser pelo detalhe de que na placa estava escrito "Adonai Lanches". Ao ver a placa nós nos questionamos se aquilo era correto. E a partir disso veio a idéia de relembrar a santidade do nome de D´us.

ESTUDO:

Em primeiro lugar vamos saber por que o D´us de Israel é chamado de vários nomes como:

• Ado'nai - Senhor meu
• El Shaddai - acróstico de "Shomer Daltot Israel" O Guardião dos portões de Israel
• O Eterno
• HaShem - O Nome
entre outros.

Essas formas de chamar a D´us são sagradas pois referem ao próprio D´us. Mas nenhuma delas é o verdadeiro nome.

Então porque nós não falamos o nome verdadeiro de D´us?
É por que o homem esqueceu como pronunciá-lo.

Na época dos nossos patriarcas Abraão e Itzaque o nome era conhecido e pronunciado em culto, e na época de Moises era grafado na forma do tetragrama: Yud, Hei, Vav, Hei.

Ai você se pergunta: se sabemos como Ele é escrito porque não o lemos?

É simples, por que esta é uma palavra grafada em hebraico[ ivrit ] e sabemos que no hebraico não há grafia de vocais, exceto pelas representações quase modernas das vogais I,O e U chamadas amotkeriá[Forma singular] e do sistema moderno de grafia usando representações gráficas chamadas necudot, mas que só ajudam na leitura de palavras já conhecidas. Sendo assim fica praticamente impossível ler o nome de D´us sem conhecê-lo antes. Ainda assim alguns tentaram traduzir como Yaveh ou Jeová , mas que não correspondem ao real nome [mas mesmo não sendo traduções corretas não deixam de ser referencias ao nome de D´us].

Para que o "Nome" fosse esquecido bastou basicamente duas atitudes humanas
somadas a adoração.

Uma foi o zelo total pelo mandamento de Ex. 20:07 [ Não tomarás o nome do Senhor teu D´us em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão. ].

Com isso o povo de Israel para não tomar o nome de D´us em vão quase não
pronunciava o Seu nome. Fazendo isso somente nos ritos religiosos.

A outra ocorreu no tempo da Rainha Ester. O nome de D´us deixou de ser escrito. Por que o povo de Israel estava em constante transição, pois não estavam em Canaã e sim na Medo-Pérsia. E para não correr o risco de danificar(rasgar) o Santo Nome durante os vários transportes das escrituras ele deixo de ser escrito. E com o nome de D´us deixando de ser falado e escrito não demorou muito para o homem com sua natureza caída o esquecesse.
Isso prova que Israel, mesmo com a natureza pecaminosa tinha um respeito
especial com o Santo nome. Por isso até hoje escrevemos D`us desse forma e não da forma completa.

Alguns pontos que nós devemos ter uma atenção especial.

• As referencias a D´us seja como Ado´nai, El Shaddai ou outras são sagradas e devemos ter um respeito mais que especial a elas.

• O nome de D´us não deve ser rebaixado a um nome de padaria, lanchonete, loja, estampa em camisa , etc.

Pontos para pensar:
• Se você tem uma camisa ou outra peça de roupa com uma estampa escrito Adonai, El Shaddai, o que você faz com ela quando já não serve pra vestir? - Joga a roupa com o nome de D´us no lixo? Usa a como pano de Limpeza?

• Qual seria sua reação ao entrar em um lugar chamado: "Lanchonete D´us"? -
Você acha que o santo nome de D´us estará sendo honrado em uma placa de padaria, loja ou lanchonete? [ da mesma forma com os outros nomes de D´us ].

Não tomarás o nome do Senhor teu D´us em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão. Ex. 20:7

Que o Eterno de Israel possa nos abençoar nos dando sabedoria para honrarmos o Seu Santo Nome.

Baruch Atah Ado`nai - Bendito sejas tu Senhor.

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

A "Batalha" nas variaveis de Aleph

A "Batalha" nas variaveis de Aleph (Primeira letra do alfabeto Hebraico). A história atraves das letras. - No estudo profundo do Ivrit/Hebraico conhecemos tambem o poder criador das palavras. As palavras estão completamente ligadas ao poder criador/destruidor. Isso não é SUPERSTIÇÃO é sim o conhecimento do misterio das letras. Ou você sabe pq o Eterno trocou o nome de Abrão/Avram para abraão/Avraham ??? entre outros varios casos. A percepção da batalha Bem x mal atraves de uma unica letra é só um dos varios exemplos de que o idioma Hebreu possui misterios que que ajudam a revelar o conhecimento completo das Escrituras.
Mais a diante estudaremos alguns exemplos desses mistérios.
Chibukim(Abraços).